Prêmio Nacional de Propaganda
O reconhecimento máximo da criatividade publicitária brasileira
O Festival Nacional da Propaganda é a principal iniciativa do Ecosistema Sinapro/Fenapro para celebrar as ideias mais inovadoras desenvolvidas pelas agências de publicidade.
Ao destacar peças e campanhas veiculadas no período de apuração, o festival estimula a busca por soluções originais, fortalece o relacionamento entre agências e anunciantes e projeta o talento das agências no cenário nacional da comunicação.
Inscrições encerradas.
Quem pode participar
Podem concorrer somente agências filiadas e adimplentes ao SINAPRO da sua região. A agência deve possuir autorização expressa do anunciante para inscrever a peça ou campanha. Os trabalhos precisam ter sido veiculados no intervalo de datas definido pelo edital e estar disponíveis para comprovação documental sempre que requisitado.
Categorias
- 01 – TV/Cinema – Varejo
- 02 – TV/Cinema – Institucional
- 03 – Rádio – Varejo
- 04 – Rádio – Institucional
- 05 – Impresso
- 06 – Promoção e Ativação
- 07 – Design (Visual / Gráfico / Produto)
- 08 – OOH / Mídia Exterior
- 09 – Digital – Online / Filme Digital
- 10 – Case de Sucesso
- 11 – Campanha – Varejo
- 12 – Campanha – Institucional
Cronograma
-
Inscrições
28/11 até 03/12 Período de inscrições -
Ajustes e correções
02/12 Prazo para fazer as correções indicadas pela comissão organizadora. -
Resultados
22/12 às 18h00 Resultados serão divulgados no site.
Taxa de inscrição
Não há taxa de inscrição para este prêmio.
Processo de inscrição e critérios de avaliação
- Ideia Criativa: 40 % (Originalidade, conceito, relevância e adequação da ideia criativa à proposta do anunciante.)
- Execução Técnica: 30 % (Qualidade de produção, acabamento, direção de arte, fotografia, edição, áudio, texto e estética geral.)
- Aderência ao Objetivo: 20 % (Alinhamento da peça aos objetivos declarados pelo anunciante (venda, institucional, engajamento etc.).)
- Resultados e Impacto: 10 % (Potencial ou resultado apresentado de alcance, vendas, interação ou reconhecimento da marca.)
As peças são avaliadas em fase única por jurados convidados pela FENAPRO, que atribuem notas de 5 a 10 com base em quatro critérios: Originalidade/Ideia (30%), Estratégia/Pertinência ao briefing (25%), Execução/Craft/Técnica (25%) e Impacto/Resultados (20%). As maiores médias formam o Shortlist e definem Ouro, Prata e Bronze. Em caso de empate, o presidente do júri decide. A Agência do Ano é definida pela soma dos pontos conquistados na premiação.
Premiação
O primeiro colocado de cada subcategoria recebe o Troféu Ouro. Os segundos e terceiros lugares recebem, respectivamente, Diploma Prata e Diploma Bronze.
Somente poderão concorrer peças previamente premiadas nas categorias correspondentes dos festivais estaduais.